5 de abr. de 2010

Espiritismo e Chico Xavier

A Globo e os espíritas estão tentando transformar Chico Xavier num deus de carne e osso.



Aspectos obscuros de sua vida -- como as fraudes e as prováveis epilepsia e homossexualismo -- nem de longe são abordados no filme "Chico Xavier", que parece ter sido feito muito mais para agradar a um público histérico e emotivo (e muitas vezes enlutado, como de fato está parte considerável da platéia espírita) do que em mostrar o verdadeiro e histórico Chico Xavier.


Nos EUA ou na Europa, "médiuns" como Chico Xavier não duram muito tempo, pois seus "feitos" são fácil e rapidamente desmascarados como mágica pura e simples. No Brasil, truques antigos e infantis promovidos por ele e sua turma são elevados ao status de "fenômenos inexplicáveis e sobrenaturais".


Um dos raros sítios brasileiros dedicados a desmascarar os truques do Espiritismo e de Chico Xavier e examiná-los sob um aspecto cético e científico é o "Obras Psicografadas", em: http://obraspsicografadas.haaan.com/


Não deixem de ler. É revoltante ver como alguns "iluminados" exploram a fragilidade emocional e a credulidade dos indivíduos.

Nenhum comentário: