24 de set. de 2013

A esquerda e o racismo

O negro só interessa à esquerda enquanto "vítima", "discriminado" e "oprimido". Ou como alguém que, sem as cotas raciais e outras políticas assistenciais, jamais conseguirá superar as adversidades sociais e econômicas que afligem a sua comunidade.

Quando ele foge desse estereótipo político, como o fez o Ministro Joaquim Barbosa, ele passa a ser um adversário, não um qualquer, mas um "traidor da causa" que tem o agravante de ter a cor da pele diferente.

Não à toa, Che Guevara, ídolo de vários militantes negros, questionado por um cubano sobre os planos da revolução para a "população de cor", disse: "Nós faremos por negros e mulatos exatamente o que eles fizeram pela revolução. Ou seja: nada." (FONTOVA, 2009, p. 241)

Cuba, em verdade, tinha uma elite formada por brancos, negros e mulatos. Após a revolução, os brancos de sangue espanhol (como Fidel Castro) apearam os dois últimos do poder. Fulgencio Batista, o ditador deposto, era um mulato. Sim, a Cuba "reacionária e racista" atacada pelos revolucionários "barbudos" era presidida por um mulato. Hoje, a oposição à dinastia dos Castro é feita maciçamente por negros e mulatos, a quem Fidel se refere pejorativamente como "negritos".

Um político negro baiano, aliado a ACM Neto, foi abertamente atacado pelo governador Jaques Wagner como um "negro vendido".

Não me surpreendo, agora, ao ver um blog ligado à Dilma e ao PT associar o Ministro Joaquim Barbosa a um chimpanzé.

Apenas imagino a gritaria se alguém ligado a FHC ou ao PSDB insinuasse algo similar. Seria escorraçado da Terra, e fatalmente seria penalmente condenado.

Por mais que Marx se referisse aos mexicanos como "preguiçosos" e aos negros como "impertinentes", ele sempre será um ícone da luta contra a desigualdade e a favor dos oprimidos.

Somos psicologicamente preparados, desde a escola, a associar o racismo à direita, não à esquerda.

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/escalada-da-violencia-e-racismo-asqueroso-blog-da-dilma-ataca-joaquim-barbosa-e-associa-imagem-do-presidente-do-supremo-a-de-um-macaco-a-imagem-esta-no-ar-ha-quatro-dias-tanto-o/

Nenhum comentário: